O faturamento do comércio eletrônico em nosso país vem crescendo demais nos últimos anos. Isso se deve ao fato da demanda das compras pela internet, que vem se tornando mais populares a cada dia.

Isso, logicamente, chamou a atenção de diversos empreendedores, que observam na internet um modo de popularizar o seu negócio, aumentar suas vendas e, consequentemente, os seus lucro.

Mas para conseguir entrar neste meio, o primeiro passo é saber como criar um site de vendas. E, pensando nisso, nós resolvemos te ajudar dando algumas dicas de como criar e gerenciar um portal de vendas de sucesso. Acompanhe:

1- Segmentação e estudo do mercado

Para aqueles que ainda não possuem um caminho definido, a segmentação surge como um ponto bastante importante no processo de criação de um site de vendas. Isso porque você não pode elaborar uma página na internet sem saber o que irá vender e qual será o seu público alvo.

Assim, é fundamental que antes de qualquer coisa você estude as tendências do mercado, visando analisar o interesse das pessoas. É claro que para aqueles que já possuem uma loja física as coisas ficam mais fáceis, mas mesmo assim eles precisam estar atentos a todas novidades e mudanças do mercado.

Mas agora você deve estar se perguntando como fazer uma pesquisa de mercado, não é mesmo? Bom, uma maneira simples e rápida é através do Google Trends. Nesta plataforma você pode pesquisar qualquer palavra, observando o interesse por ela no Brasil.

Por exemplo, caso você esteja interessado em vender sapatos, basta digitar a expressão no site e ele mostrará os picos de busca do produto e, inclusive, qual tipo de sapato é mais procurado: o masculino, o feminino, o de bico fino, o de cano alto, etc.

2- Escolha uma plataforma adequada

Com uma estratégia já definida, o segundo passo é escolher em qual plataforma o seu site será criado. O ideal é que você selecione capaz de suprir todas as suas necessidades, como a personificação, segurança, custo benefício, etc.

No Brasil, as plataformas de E-commerce possuem uma diversidade enorme de planos. Eles são pautados a partir da quantidade de produtos disponíveis no site do cliente e o número de acessos que ele recebe diariamente. Entre as mais populares, podemos citar:

  1. Dotstore;
  2. EZ Commerce;
  3. Tray;
  4. Vtex;
  5. Loja Integrada;
  6. Moovin;
  7. C2TI.

3- Divulgação e interação

A comunicação e propaganda são partes fundamentais de qualquer negócio, principalmente quando falamos de vendas pela internet. Então, você pode usar e abusar delas, sem medo!

Além disso, uma boa dica de divulgação é utilizar técnicas de SEO, que podem melhorar o posicionamento de seu site nas pesquisas do Google, quando bem executadas. Isso naturalmente irá colaborar com a divulgação de seu canal.

Você ainda deve interagir com o seu público alvo. E para isso, um grande aliado podem ser as redes sociais. Afinal, elas estão recheadas de potenciais clientes, então o seu negócio também precisa estar lá, não é mesmo?

4- Facilite a vida de seus clientes

Outro quesito de extrema importância é otimizar ao máximo a experiência dos clientes que navegam em seu portal. Ao oferecer um serviço de qualidade, eles ficarão satisfeitos e voltarão a comprar os seus serviços e produtos.

Fora isso, um cliente contente pode funcionar como um meio alternativo de exposição para sua loja virtual, uma vez que ele pode comentar positivamente sobre ela com amigos e familiares, agregando novos compradores.

E para saber o que está de acordo ou precisa ser modificado em seu portal, o ideal é elaborar um teste de usabilidade, com diversas questões relacionadas aos mais variados tópicos do site, visando melhorá-lo cada vez mais.

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